gestantes
11,7% de todos os partos ocorrem antes do tempo no Brasil
Ocupamos a 10ª posição no ranking mundial de partos prematuros e as principais causas são ausência de cuidados no pré-natal, tabagismo, alcoolismo, estresse exacerbado, sangramento vaginal, doenças crônicas e gravidez gemelar.
Dados da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) de 2021.
Atenção total antes e após o parto
O programa de saúde para gestantes foi desenvolvido com o objetivo de acompanhar o processo gestacional durante o pré-natal (9 meses) e no pós-parto (3 meses).
O acompanhamento é realizado através de teleorientação por uma equipe de saúde especializada.
A participante receberá pelo menos um contato telefônico por mês. Contatos adicionais dependerão da necessidade de atenção e da presença de fatores de risco.
As gestantes receberão informações sobre prevenção de doenças, identificação de situações de risco, benefícios da amamentação, cuidados de puericultura, entre outras.
Os principais sinais e sintomas de gravidez são: atraso menstrual, náuseas, enjoos e vômitos, alterações de humor e vontade frequente de urinar. No entanto, outros podem ser notados:
Vale destacar que a presença desses sinais não representa necessariamente uma gravidez. No entanto, eles indicam a necessidade de consultar um médico para confirmação do diagnóstico. Nesta situação é fundamental o início precoce do pré-natal (até 12ª semana) para prevenir ou detectar patologias tanto maternas quanto fetais e permitir o desenvolvimento saudável do bebê.
A idade gestacional é o número de semanas e dias que passaram desde o início da gravidez. Ela é calculada a partir da data da última menstruação (a cada sete dias conta-se uma semana até o dia de hoje) e permite, além de saber em que fase de desenvolvimento está o bebê, calcular a data provável do parto.
Vale destacar que esse cálculo não é preciso. Ele pode ser atualizado pelo seu médico após a realização do ultrassom.
Observe abaixo a conversão de meses para semanas:
Primeiro mês → quatro semanas e meia
Segundo mês → nove semanas
Terceiro mês → 13 semanas e meia
Quarto mês → 18 semanas
Quinto mês → 22 semanas e meia
Sexto mês → 27 semanas
Sétimo mês → 31 semanas e meia
Oitavo mês → 36 semanas
Nono mês → 40 semanas e meia
Ao observar qualquer um dos sinais abaixo, entre em contato com seu médico imediatamente: